Tecla de ajuda para carros
Quantas vezes você já consultou o manual do seu carro?
A sorte é que os programas vêm com uma função padrão acionada pela tecla F1, que chama uma tela de ajuda sempre que você fica com alguma dúvida.
E eles não fizeram por menos: criaram um aplicativo que vem com um avatar, sempre pronto a lhe tirar as dúvidas sobre qualquer detalhe do seu carro, desde onde ligar o desembaçador traseiro, até informações técnicas sobre a calibragem dos pneus ou a especificação do óleo do motor.
O assistente virtual chama-se Avicos - Avatar-based Virtual Co-driver System - um avatar que funciona como um "copiloto".
O sistema contém imagens e filmes descrevendo partes e funções do carro. Basta que o motorista aponte um item para que o Avatar passe as informações disponíveis sobre esse item.
Uma função chamada Touch&Tell permite que o motorista simplesmente toque um controle do painel com o qual ele não está familiar para que o avatar entre em cena e lhe explique para o que serve e como operar tal controle.
O copiloto virtual pode ser usado com o veículo em movimento. Para evitar distrações, conforme a velocidade do veículo aumenta o próprio sistema vai desativando instruções que dependam de olhar para a tela: primeiro as animações são suprimidas, depois os gráficos e assim por diante, até restar apenas a voz do avatar.
Humor do motorista
E os engenheiros alemães querem mais.
Sua visão de futuro para o "F1 com avatar" é um sistema que reconhece e se adapta ao humor do motorista.
Analisando o tom de voz e o ritmo da fala do motorista, o programa conseguirá determinar se ele está muito ocupado com o trânsito, por exemplo.
Quando detectar que o motorista está estressado, ele reduz o nível de interação, por exemplo, eliminando as animações ou diminuindo o nível de detalhe das informações.
O navegador GPS também poderá ser integrado ao sistema de inteligência artificial, indicando as direções mais ou menos frequentemente, dependendo de quem está dirigindo o carro.
O sistema está sendo testado em carros da Audi, mas ainda não há previsão de quando ele se tornará um equipamento de linha.
Leonan Luiz Perotto Sroczynski
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