quarta-feira, 27 de março de 2013

Computação em Nuvens

Até poucos anos atrás, a computação em nuvens (do inglês “cloud computing”) era tida como uma tendência. A aposta era a de que ninguém mais precisaria instalar programa algum em seu computador para realizar desde tarefas básicas (como mexer com planilhas) até trabalhos mais complexos, pois tudo seria feito pela internet.
O que é Computação em Nuvens?Quando se fala em computação nas nuvens, fala-se na possibilidade de acessar arquivos e executar diferentes tarefas pela internet. Quer dizer, você não precisa instalar aplicativos no seu computador para tudo, pois pode acessar diferentes serviços online para fazer o que precisa, já que os dados não se encontram em um computador específico, mas sim em uma rede.
Uma vez devidamente conectado ao serviço online, é possível desfrutar suas ferramentas e salvar todo o trabalho que for feito para acessá-lo depois de qualquer lugar — é justamente por isso que o seu computador estará nas nuvens, pois você poderá acessar os aplicativos a partir de qualquer computador que tenha acesso à internet.
Basta pensar que, a partir de uma conexão com a internet, você pode acessar um servidor capaz de executar o aplicativo desejado, que pode ser desde um processador de textos até mesmo um jogo ou um pesado editor de vídeos. Enquanto os servidores executam um programa ou acessam uma determinada informação, o seu computador precisa apenas do monitor e dos periféricos para que você interaja.


sexta-feira, 22 de março de 2013

Conheça o fone de ouvido que detecta seu humor e escolhe a música certa


Ouvir música é uma atividade que muita gente acredita ser relaxante, energizante e outras coisas do gênero. Contudo, o difícil é determinar para que situação cada som é adequado. Algumas até são fáceis, mas quando se está irritado, escolher nunca é uma coisa simples de fazer. Para acabar com isso, fone de ouvido japonês Mico consegue determinar o seu humor lendo suas ondas cerebrais e, a partir disso, escolher uma boa música para o momento.
Como você pode ver na imagem, ele possui uma haste que fica posicionada na testa do usuário a fim de captar as ondas cerebrais. Parece, na verdade, um microfone que a moça colocou no lugar errado, mas não é.



Conheça o fone de ouvido que detecta seu humor e escolhe a música certa

Para funcionar, o dispositivo é conectado ao iPhone e sincronizado com um app específico. O fone transmite as informações que conseguiu na sua cabeça para o dispositivo e ele é que decide que música tocar. Fora isso, indicadores luminosos no exterior do fone mostram o humor do usuário no momento. Assim, se seu amigo estiver irritado e o fone confirmar a situação, não fique andando muito por perto.
.


Alunos: Matheus e Gerson

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/fone-de-ouvido/37851-conheca-o-fone-de-ouvido-que-detecta-seu-humor-e-escolhe-a-musica-certa.htm#ixzz2OInzOIA2


2º EMIEP

quarta-feira, 20 de março de 2013

Lenovo lança no Brasil o S400u, mais um modelo da série IdeaPad S


Lenovo lançou no Brasil mais um modelo de sua linha IdeaPad S, voltada para computadores finos e leves. O S400u é um ultrabook com tela de LED de 14 polegadas, 21 mm de espessura, e apenas 1,8 kg. O display exibe imagens em HD e tem resolução de 1366x768 pixeis.

Lenovo IdeaPad S400u vem nas cores prata e vermelho (Foto: Divulgação/ Lenovo)

A máquina é equipada com Windows 8. Apesar de não ter touchscreen, o aparelho facilita o uso do sistema operacional através de seu touchpad inteligente com multi-touch. O S400U tem duas entradas USB 2.0, uma USB 3.0, uma porta HDMI e entrada para o cartão de memória.
O computador conta com 4Gb de memória (expansível a até 8 Gb), HD de 500 Gb e SSD de 32 Gb. O ultrabook vem ainda com a placa de vídeo Intel Graphics HD 4000, conectada ao processador Intel Core i5.
Para quem gosta de produzir vídeos ou tirar fotos com o computador, o ultrabook conta com uma webcam de 720p de resolução, que produz imagens em HD, com resolução de 720p. Lenovo IdeaPad S400u está disponível nas cores prata e vermelho e será vendido por R$ 2.299.

Alunos: Matheus e Gerson

leia mais em:http://www.techtudo.com.br/lancamentos/noticia/2013/03/lenovo-lanca-no-brasil-o-s400u-mais-um-modelo-da-serie-ideapad-s.html

Microsoft é investigada por acusações de suborno !

MicrosoftA Microsoft pode enfrentar problemas legais em um futuro próximo. Os Estados Unidos estão investigando a empresa por acusações de que ela teria subornado governos de outros países em troca de contratos para fornecimento de software.

Segundo o Wall street  Journal, as investigações ainda estão na fase preliminar e a Microsoft ainda não está sendo oficialmente acusada de nada.

Membros do departamento de justiça dos EUA estão estudando as alegações feitas por um ex-representante da Microsoft na China e a relação da empresa com revendedores e consultores na Itália e na Romênia.

"Como toda grande empresa com operações pelo mundo inteiro, às vezes nós recebemos alegações sobre potencial má-conduta de nossos empregados e parceiros", afirmou o vice-presidente da Microsoft John Frank, que também é membro do conselho da companhia.

Frank afirma que a empresa está cooperando com as solicitações do governo para solucionar esta questão.

Em comunicado oficial, a Microsoft cita que "em uma comunidade de 98 mil pessoas e 640 mil parceiros, não é possível afirmar que nunca haverá nenhuma ação ilegal". A empresa, contudo, afirma que sua responsabilidade é tomar medidas para treinar seus empregados e desenvolver sistemas para prevenir e detectar violações. 

Leia mais em : http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/microsoft-e-investigada-por-acusacoes-de-suborno

Géssica e taisa



terça-feira, 19 de março de 2013

Computador sistêmico nunca trava

Uma nova arquitetura de computador, baseada no aparente caos da natureza, é capaz de reprogramar a si mesmo ao se deparar com uma falha de software.


Foi o que demonstraram Christos Sakellariou e Peter Bentley, da Universidade College Londres, na Inglaterra. A dupla batizou sua arquitetura de "computador sistêmico".
O computador sistêmico imita justamente a aleatoriedade da natureza.
Para isso, ele atrela a cada dado as instruções sobre o que fazer com esse dado essas entidades digitais são os chamados "sistemas", que dão o nome à arquitetura.
Cada sistema tem uma memória contendo dados sensíveis ao contexto, o que significa que ele só pode interagir com outros sistemas similares a ele próprio.
No computador tradicional, as instruções são executadas em uma sequência que acompanha as batidas de um relógio interno o famoso "clock" do computador.
Se houver problema em um dos sistemas, o computador simplesmente recupera as instruções de um sistema relacionado, remontando o bloco perdido assim, ele virtualmente nunca trava por problemas de software.
Por estranho que pareça, a coisa funciona, e funciona melhor do que os próprios pesquisadores haviam previsto.


Kássia Regina Carvalho

quinta-feira, 14 de março de 2013

A Google acaba de aumentar a sua gama de pesquisadores. A empresa adquiriu a DNNresearch, uma startup fundada no ano passado na Universidade de Toronto pelo professor Geoffrey Hinton e seus dois alunos, Alex Krizhevsky e Ilya Sutskever.
O interesse da Google na empresa está nas pesquisas envolvendo redes neurais, para ir além de algoritmos de busca tradicionais na sua capacidade para identificar peças de conteúdo como imagens, voz, texto e assim por diante. A pesquisa da equipe também tem profundas implicações para áreas como o reconhecimento de fala, visão computacional e compreensão da linguagem.
Para a empresa de Mountain View, ter acesso às pesquisas de reconhecimento de objetos é interessante para aumentar a qualidade de seus serviços de busca de imagens e reconhecimento facial.
A Google também busca melhorar os sistemas de reconhecimento de voz, processamento de línguas que, integrados com o grafo do conhecimento, vão ajudar no desenvolvimento de um novo e poderoso mecanismo de busca, principalmente para dispositivos móveis.
Fonte: TechCrunch

http://www.tecmundo.com.br/google/37567-google-adquire-empresa-especializada-em-redes-neurais.htm  

Alunas:Josiane Aparecida da Silva Pereira e Brunna Gabriel 2 EMIEP

Software português apresentado na maior feira de tecnologia do mundo

Software português apresentado
na maior feira de tecnologia do mundo

 

O ViiHaptic transforma qualquer ecrã num ‘touchscreen’.




O ViiHaptic é um novo ‘software’ para sensores 3D que transforma ecrãs de qualquer dimensão num ‘touchscreen’ (sensível ao toque), foi criado pela ‘start-up’ tecnológica portuguesa CoVii e é apresentado hoje, no stand da empresa israelita PrimeSense, durante a maior feira de tecnologia no mundo.
Esta nova tecnologia permite reconhecer o toque no ecrã, mas acrescenta-lhe ainda outras funcionalidades como o ‘hovering’, que permite controlar acções à distância sem a necessidade do toque, e o reconhecimento do utilizador. Desta forma o software detecta quantos utilizadores estão a interagir, em que posição se encontram, sendo uma mais-valia para a comunicação das empresas.


O ViiHaptic corre nos principais sistemas operativos Windows, Mac e Linux, é de fácil calibração e permite ainda a inserção de conteúdos em diferentes linguagens de programação.

O produto contém inúmeras utilizações, sendo que o fato de não existirem necessidades de toque no ecrã, o torne ideal para locais onde a higiene e segurança tenham de ser garantidas ou até para locais em que a interacção de múltiplos indivíduos com um ecrã seja frequente como por exemplo mobiliário urbano para informação digital em aeroportos, shoppings.


RENATA AP. DE CARVALHO AMÉRICO WEIZENMANN


Japão: androides imitam movimento humano em feira de robôs.

Robô imita os movimentos dos braços de uma mulher, captados por meio de sensores Foto: AFPMáquinas de poucos milímetros de espessura, braços mecânicos capazes de agarrar um globo sem quebrá-lo e androides que simulam o movimento humano são algumas das principais atrações da Feira Robotech de Tóquio, que foi inaugurada nesta quarta-feira e exibe os últimos avanços da robótica industrial.Entre as novidades em braços robóticos aparecem os modelos de alta sensibilidade da britânica Shadow Robotics, como o Muscle Hand, que apresenta 24 articulações e 40 "músculos de ar". A japonesa Double, por sua vez, apresentou uma mão de três dedos capaz de agarrar e transportar um globo, uma bolsa cheia de líquido e um pote de creme sem danificar os materiais.
 
 Ver mais em: <http://tecnologia.terra.com.br/robos/japao-androides-imitam-movimento-humano-em-feira-de-robos,8a2a4dbea5bda310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html.>
 
 

O mercado de computadores começa a atingir o limite de seu crescimento

 
                      A companhia de pesquisa IDC revelou que o crescimento do mercado de desktops parece finalmente estar perdendo velocidade. E a popularidade de tablets e smartphones aparece como a principal razão para este novo cenário.
Fábrica de PCs no Japão (Foto: Reprodução / The Guardian)


Segundo a IDC, a Microsoft deve perder cerca de US$ 3,3 bilhões pelos próximos 4 anos em vendas diretas, além de mais US$ 2,3 bilhões de lucro durante este mesmo período. Uma série de fatores diferentes estaria contribuindo para este problema.
Nos países desenvolvidos, a tendência de crescimento parece estar paralisada em períodos de quatro anos de duração. Este dado nos sugere que o desktop se tornou um mercado de substituição, isto é, os consumidores não veem mais necessidade de se atualizar sempre com o último computador de ponta, optando por esperar a sua máquina parar de funcionar ou dar problemas graves para trocá-la.
Além disso, dois fatores cruciais inferem nesta mudança de mercado: com o processamento em nuvem, cada vez mais, a vida útil dos computadores tem aumentado, reduzindo a necessidade de atualizá-los constantemente. O segundo fator é justamente a maior crise econômica das últimas décadas, vividas pela Europa e pela América do Norte, o que reduz o consumo demasiado de bens de luxo, fazendo com que os usuários mantenham seus velhos aparelhos.

 A gigante Microsoft é uma das mais afetadas pela crise (Foto: Divulgação)

A esperança da Microsoft e de outros fabricantes repousava justamente nos mercados emergentes, como a América Latina e a Ásia, mas com o mundo cada vez mais globalizado, as aspirações de muitos consumidores destas regiões passaram a ser os tablets, smartphones e aparelhos similares, fazendo com que a estagnação do mercado de desktops se tornesse ainda mais forte.
Para completar o quadro negativo, temos o Windows 8, que tem movido números muito mais baixos do que o esperado.  De acordo com a Microsoft, os números são próximos aos do bem sucedido Windows 7. Entretanto, se levarmos em conta o mercado da época - que era cerca de 20% menor do que o atual -, percebemos um enfraquecimento considerável das vendas do software.
Claro que uma empresa que fatura cerca de 20 bilhões por ano, pode aguentar o período de recessão, mas resta saber quais serão os planos da Microsoft e de outros fabricantes de computadores para deter esta tendência negativa no mercado.

 Leia Mais em: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/03/o-mercado-de-computadores-comeca-atingir-o-limite-de-seu-crescimento.htm


Alunos: Matheus M. Amorim e Gerson de Melo

Confira os 7 principais rumores sobre o Galaxy S4

Galaxy S4
A Samsung não liberará oficialmente nenhuma informação sobre o Galaxy S4 até as 20h (de Brasília) desta quinta-feira, 14. Entretanto, como sempre acontece em grandes lançamentos, uma porção de rumores sobre as especificações do produto já circula livremente na mídia especializada.

Reunimos as principais especulações que giram em torno do anúncio:

Especificações
Sites especializados na Samsung especulam que o S4 terá processador Exynos 5 de oito núcleos e 1,8 GHz. Ele deverá ser compatível com a rede 4G, além de ter 2 GB de memória RAM e processador gráfico PowerVR SGX 544MP. O aparelho deve contar com câmera frontal de 2 MP e traseira de 13 MP, capaz de gravar em Full HD. O sistema operacional deverá ser o Android 4.2.2 Jelly Bean.

Tela flexível
Na CES 2013 a Samsung apresentou protótipo de tela flexível. Especula-se que a tecnologia possa ser incorporada ao novo smartphone, tornando-o muito mais resistente. Além disso, se a fabricante utilizar display PHOLED, o consumo de bateria poderia ter economia de até 25%.

Câmera 3DUma patente registrada no último domingo, 11, sugere que o smartphone terá câmera 3D. A sul-coreana inclusive registrou logotipo que lembra muito o utilizado para descrever a tecnologia tridimensional em suas televisões – então algo nessa linha pode ser esperado.

Reconhecimento de olhos
Segundo o site SamMobile, especializado na marca, o aparelho também terá uma ferramenta que conseguirá reconhecer os movimentos dos olhos. Com isso, o smartphone pode entender quando o leitor chegar ao fim da página e mudar a tela automaticamente. Outros tipos de comandos personalizáveis também podem ser programados para reconhecer movimentos oculares.

Design
Fotos vazadas e diversos rumores que circulam pela internet indicam que o design será praticamente o mesmo do S3, com um botão físico, bordas arredondadas, e tela de cinco polegadas.

Sem corpo de metalEm entrevista à CNET, Y.H Lee, vice-presidente de negócios da Samsung, defendeu que o Galaxy S4, assim como seu antecessor, deverá ter corpo de plástico. Segundo ele, a prioridade da empresa não está na aparência do aparelho, mas sim em questões de logísticas. O corpo plástico é mais fácil de ser fabricado em grandes quantidades e, segundo especialistas, é bastante resistente.

CoresUma singela propaganda do Galaxy S4 lançada na última semana sugere que o produto será disponível em várias cores. A dica é dada de forma bem sutil quando o garotinho da peça abre a caixa do celular e diz “em minha cor favorita!”. A menção não é concreta o suficiente para ter nenhuma certeza, mas é uma aposta interessante.

Veja em :
http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/galaxy-s-iv
 14/03/13 ás 9:37 hrs

Géssica e Taisa
2º Emiep





segunda-feira, 11 de março de 2013

Samsung continua a apresentar tecnologia incrível.

Todo mundo parecia estar colado ao stand da Samsung na FPD 2010 no Japão, como era o lugar para estar com nada, há muita coisa acontecendo, excepto alguns estilos novos de óculos 3D.


A gigante coreana conseguiu mostrar alguns avanços particularmente mau em termos de tecnologia, incluindo: Monitor Transparente  AMOLED-A exposição transparente AMOLED foi apresentado em um notebook protótipo de 14 polegadas. A resolução foi bastante baixa, 960 x 540 pixels (78 PPI) e 250 cd/m2 de brilho.


Monitor Flexivel - Um monitor de procura muito fixe, o que demonstra uma capacidade de fluxo em curvas suaves e atraentes. Os AMOLED flexível ainda oferecem cores impressionantes sobre uma resolução 2,8 minúsculos WQVGA (240 × 400 166PPI). Especificações também são impressionantes, com uma profundidade de cores 16.7M, 250 cd/m2 de brilho e aqui, bem como uma excelente relação de contraste 100,000:1 e uma gama de cores superior a 100% do espaço de cor NTSC.

Monitor Dobrável - Um monte de dobradura interactivo, aberto e fechado o dispositivo com o premir de um botão. O Monitor de 5.3 polegadas (animado), que foi dobrável no meio, tem uma resolução de 960 x 800 (235 PPI), 26.2K cores, 250 cd/m2, 100K: 1 contraste,> 100% do espaço de cor NTSC.


sábado, 9 de março de 2013

Thermodo: termômetro para smartphones faz sucesso no Kickstarter








Você já viu aqui no Tecmundo vários casos de sucesso no Kickstarter. O OUYA é um bom exemplo. Agora, outro produto tem chamado à atenção de várias pessoas dispostas a investir dinheiro em seu futuro. O Thermodo é um pequeno termômetro que pode ser encaixado na entrada para fones de ouvido de alguns smartphones, como o iPhone e aparelhos Android, e medir instantaneamente a temperatura do ambiente.
Dessa forma, quem gosta de saber como anda o tempo lá fora pode ter informações mais precisas que as fornecidas por serviços online de previsão e acompanhamento do tempo. O dispositivo é compatível com todos os apps na App Store da Robocat, a criadora do dispositivo, e uma ferramenta da empresa devem estar disponíveis na Google Play em breve.
Na Kickstarter, o pequeno termômetro para smartphones já arrecadou mais de US$ 100 mil em menos de três dias, sendo que o objetivo inicial era US$ 35 mil. Mesmo assim, ainda restam 31 dias para que o produto encerre seu período de financiamento coletivo. Fora isso, a Robocat pretende lançar novas edições do produto caso ele consiga uma boa quantia no Kickstarter.












Alunos: Matheus M. Amorim e Gerson de Melo

                         2º EMIEP

Leia mais em:  http://www.tecmundo.com.br/tecnologia/37442-thermodo-termometro-para-smartphones-faz-sucesso-no-kickstarter.htm

sexta-feira, 8 de março de 2013

Paramount e Disney vão transmitir filmes por satélite para os cinemas




Duas das maiores empresas cinematográficas do mundo estão se unindo para inovar os métodos de transmissão de seus filmes para os cinemas. Disney e Paramount assinaram contratos com a DCDC (Coalisão de Distribuição Digital de Cinema, em português) para transmitir seus filmes para as salas da América do Norte por meio de conexões por satélites.
Além das duas empresas citadas, a Lionsgate também vai fazer parte da Coalisão, que já conta com a Universal Pictures e com a Warner Bros — todas enviando seus filmes para as salas de cinema da AMC, Regal Entertainment e Cinemark. Os grandes benefícios da utilização desse tipo de tecnologia não estão na qualidade das imagens ou profundidade do som, mas sim na economia de dinheiro.
Sem a necessidade de realizar muitas cópias dos filmes originais e transportá-las por longas distâncias, fica mais barato o processo de exibição nas salas de cinema. Como já dissemos por enquanto apenas os norte-americanos devem receber a novidade. Não há qualquer previsão para a chegada de algo similar ao Brasil.


alunos: Matheus e Gerson          2º EMIEP


leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/cinema/37398-paramount-e-disney-vao-transmitir-filmes-por-satelite-para-os-cinemas.htm