Uma nova arquitetura de computador, baseada no aparente caos da natureza, é capaz de reprogramar a si mesmo ao se deparar com uma falha de software.
Foi o que demonstraram Christos Sakellariou e Peter Bentley, da Universidade College Londres, na Inglaterra. A dupla batizou sua arquitetura de "computador sistêmico".
O computador sistêmico imita justamente a aleatoriedade da natureza.
Para isso, ele atrela a cada dado as instruções sobre o que fazer com esse dado essas entidades digitais são os chamados "sistemas", que dão o nome à arquitetura.
Cada sistema tem uma memória contendo dados sensíveis ao contexto, o que significa que ele só pode interagir com outros sistemas similares a ele próprio.
No computador tradicional, as instruções são executadas em uma sequência que acompanha as batidas de um relógio interno o famoso "clock" do computador.
Se houver problema em um dos sistemas, o computador simplesmente recupera as instruções de um sistema relacionado, remontando o bloco perdido assim, ele virtualmente nunca trava por problemas de software.
Por estranho que pareça, a coisa funciona, e funciona melhor do que os próprios pesquisadores haviam previsto.
Kássia Regina Carvalho
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