terça-feira, 18 de junho de 2013

Nuvem USP

Projeto que começou a ser desenvolvido pela Superintendência de Tecnologia de Informação (STI) da USP no ano de 2010, o Nuvem USP teve por objetivo criar servidores virtuais que ajudassem na gestão da Tecnologia da Informação (TI) na Universidade. O sistema facilita o monitoramento e o gerenciamento dos servidores, o controle dos backups e o dimensionamento da real necessidade de processamento e armazenamento de cada Unidade, eliminando gastos com equipamentos ociosos.
A Nuvem USP agiliza e potencializa a eficiência de gestão em TI pois reduz a necessidade de realização de licitações para compra de novos equipamentos. Uma vez que gestores de cada uma das unidades da Universidade sintam a necessidade de expansão da capacidade de seus servidores virtuais, eles mesmos podem ampliá-las, sem requisição prévia aos órgãos centrais.
“Nesta gestão, é decisão estratégica envidar investimentos nas mais variadas áreas da Universidade. No que se refere à computação, a implantação do projetoNuvem USP tem como objetivo igualar nossa Instituição às grandes universidades do mundo”, aponta o reitor da USP, João Grandino Rodas.

O projeto custou cerca de R$200 milhões de reais, oriundos do orçamento da própria Universidade. No entanto, pode representar uma grande economia a longo prazo, pois reduz a necessidade de gastos com compra de equipamentos, manutenção, consumo de energia elétrica e de água, além de investimentos em segurança patrimonial, espaço física e recursos humanos.

Citrix

A Citrix é uma empresa de computação que fornece soluções para o setor de TI e prestadores de serviço a criar nuvens, aproveitando tecnologias de virtualização e rede para desenvolver servidores virtuais econômicos, com alto desempenho e flexibilidade. É uma das líderes do mercado e já tem seus produtos usados por mais de 260.000 organizações e conta com mais de 100 milhões de usários por todo o mundo.
A empresa foi a fornecedora da tecnologia necessária para o desenvolvimento do projeto Nuvem USP. Com uma solução chamada CloudPlatform, a Citrix deu o suporte necessário para a criação de uma nuvem para a Universidade de arquitetura flexível, capaz de adequar e aumentar suas capacidades para atender a crescente demanda da Instituição.
 
 http://www5.usp.br/27476/projeto-de-computacao-em-nuvem-da-usp-vence-premio-de-inovacao/

ALUNOS:
        - Edhuardo Vinycius Marquez de Amorim Souza.
        - Josiane Aparecida da Silva Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário