A Microsoft tem vários planos para o futuro da Kinect que vão além de jogos no Xbox. Um deles pode estar na patente “Criação de Filmes na Sala de Estar”: você poderá editar vídeos usando gestos, e criar filmes usando motion capture.
Mas o Kinect ainda é pensado para jogos, então a Microsoft tem outra patente na manga:
câmeras portáteis que mapeiam toda a sua sala em tempo real.
sua sala pode virar um estúdio simples: além de editar vídeos usando gestos, você poderia criá-los usando a câmera do Kinect. A ideia não é filmar você deitado no sofá: é capturar seus movimentos e reproduzi-los – em uma animação, por exemplo. Essa técnica se chama “motion capture”, e é usada em muitos filmes: por exemplo, em Tron – O Legado, para criar o Jeff Bridges virtual e mais novo. Os movimentos reais do ator são reproduzidos pelo modelo 3D. Você poderia fazer algo semelhante na sua casa, caso a patente se torne realidade.
A segunda patente é um pouco mais ampla, mas a ideia central é simples: um sensor móvel, como uma câmera infravermelho, se move pela sala e gera um mapa dos arredores em tempo real. Uma das aplicações da patente seria em jogos, mas a Microsoft não deixa tão claro como isso poderia funcionar:
O sensor móvel pode ser utilizado com um sistema de jogo ligado a uma tela. Por exemplo, o jogo pode ser de golfe, de boxe, de corrida ou outro tipo… Dados do console, como o estado do jogo ou metadados sobre ele, podem ser fornecidos ao sensor. Além disso, as informações do sensor podem ser usadas pelo console para influenciar o andamento do jogo.
Este pode ser um Kinect em esteroides, e pode ir além de jogos: a patente cita navegação veicular, aplicações médicas e até robôs. Seja qual for a aplicação real desta patente – se um dia ela for usada em algum produto – parece que a Microsoft vê um futuro bem interessante no Kinect.
Nenhum comentário:
Postar um comentário